domingo, 21 de novembro de 2010

Língua Enoquiana (Enochiana)

Enochian é um nome relacionado com ocultismo ou língua angélica, tendo sido criado por John Dee e seu assistente Edward Kelley no final do século XVI. Segundo Dee, essa língua teria sido revelada por anjos. Aguns praticantes conteporaneos de magia, como Aleister Crowley consideram Enochian uma língua útil para ser usado em rituais mágicos, enquanto outros afirmam ser ela apenas mais uma língua artificial, pobre imitação de línguas antigas com semelhanças como a gramática inglesa.


A língua Angélica revelada para Dee e Kelley é limitado por pequenos fragmentos de textos, alguns deles com traduções para o Inglês. Entrementes, alguns lingüistas, como
Donald Laycock, estudaram Enochian, e afirmaram que não existe nada de excepcional em sua construção.

As anotações de Dee não descreviam a língua como "Enochian", tendo preferido usar "Angelical", "Celestial Speech", "Language of Angels", "First Language of God-Christ", "Holy Language", ou "Adamic language" pois, de acordo com os anjos que visitaram Dee, essa língua foi usada por Adão no paraíso para nomear as coisas.
Anjos
De acordo com Tobias Churton em seu livro The Golden Builders, o conceito de uma lingua angelica era comum na época de Dee. Acreditava-se que se alguém pudesse interagir com anjos, falaria em uma língua divina. Em 1581, Dee mencionou em seus diários que Deus havia enviado "anjos bons" para se comunicarem diretamente com profetas. Em 1582, Dee se juntou com o vidente Edward Kelley, embroa tenha se juntado com muitos anteriormente. Com a ajuda de Kelley como paranormal, Dee começou a tentar estabelecer contato com os anjos, que resultou, entre outras coisas, desenvolver a língua Angélica ou Enochiana.
Em suas anotações, Dee dizia que a língua era angelical pois teria sido atravéz dela que Deus teria criado o mundo, língua essa que depois teria sido usa
do por Adão para se comunicar com o criador. Apos sua expulsão do paraíso, Adão teria perdido a linguagem tendo construído uma língua básica, um proto- Hebreu, sendo sua gramática uma vaga lembrança da língua santa. Esse proto-Hebreu, depois se tornou a língua universal, até que as línguas se separaram na Torre de Babel.

Após isso, diversas línguas humanas se desenvolveram, incluindo uma versão avançada do Hebreu (no caso, o “Hebreu Biblico"). Do período de Adão para dee e Kelley, a língua teria sido escondida dos homens, tendo sua única exceção o patriarca Enoch que, de acordo com os anjos, teria escrito o "Book of Loagaeth" (Discurso de Deus) para a humanidade. O livro teria se perdido no grande dilúvel de Noé.

Alfabeto Enoquiano

3 comentários:

  1. Muito bom o post, parabéns!
    Gostaria de saber se quer fazer parceria comigo? Sou dona do thesupernatural-life.blogspot.com ;D

    ResponderExcluir
  2. na verdade essas informações são importante base do A BÍBLIA SATÂNICA onde se fala das chaves enoquianas que são temas e livros dessa tal biblia

    ResponderExcluir
  3. como pronucia o alfabeto quero aprender

    ResponderExcluir