A Morte como entidade, é um conceito que está presente em várias sociedades ao longo da História. A Morte também é conhecida por Ceifador e, desde o século XV, é representada com a figura de um esqueleto que carrega uma lâmina grande e está vestido com um manto preto com capucho.
Em alguns casos, a Morte é capaz de matar a vítima, o que levou à existência de lendas de que esta pode ser enganada. Outras crenças dizem que é apenas um espectro que representa a ligação entre a alma e o corpo e que guia os falecidos até ao próximo mundo, não tendo qualquer controlo sobre a sua morte.
Germânica
Na tradição germânica, a Morte era um dos disfarces do deus viking Odin. Em inglês, o Grim de Grim Reaper, deriva de Grimnir, um dos nomes de Odin.
Celta
Para os Galeses, a Morte é Angeu e para os Bretões é Ankou. É visto por muitos como um homem com um roupão de capucho (invariavelmente preto) por vezes carrega uma foice.
Eslava
As velhas tribos eslavas viam a morte como uma mulher vestida com roupas brancas, com um broto verde na mão. Quem tocasse no broto cairia num sono eterno.
Mitologia Hindú
Nas escrituras hindús, o senhor da guerra chama-se Yama, ou Yamaraj (que significa, literalmente, "o senhor da morte). Yamaraj monta um búfalo preto e carrega uma corda atada num laço para carregar a alma de volta para o seu local de residência, chamado Loka. Há várias formas de Morte, embora alguns digam que apenas uma se disfarça de criança.
Judaísmo
De acordo com a Midrash, o anjo da morte foi criado por Deus no primeiro dia. A sua morada é no Céu, a partir do qual necessita de oito vôos para atingir a Terra, enquanto que a pestilência necessita apenas de um. Diz-se que o anjo da morte tem 12 asas e está coberto de olhos. Na hora da morte, ele permanece na cabeça daquele que está a falecer com uma espada traçada na qual pendura uma gota de galha. Assim que quem está a falecer vê o anjo, é-lhe dada uma convulsão e abre a boca, para onde o anjo derrama a gota. Esta gota provoca a sua morte; ele começa a apodrecer e sua cara torna-se amarela.
Curiosidade
Diz também que quando muitos ceifeiros se reúnem é por causa que uma grande catástrofe natural como furações, tsunamis, terremotos ou até mesmo na cidade de Pompéia está preste a acontecer
Adorei, muito interessante seu blog ,pesquisei sobre ceifeiros e axei isso aki muito bom parabénsbjosssssss
ResponderExcluirMuito bom o blog
ResponderExcluirParabens,blog realmente interessante,sobre ceifeiros mas tambem tem o ceifeiro brasileiro, conhecido como "EXU CAVEIRA",pelas religioes afro,e como demonio pelo cristianismo.
ResponderExcluir